terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


SEGUNDA DIA 21 DE FEVEREIRO SERÁ O DIA D!


Na próxima segunda (21) às 19hs será realizada na Câmara municipal a segunda sessão ordinária do ano, e nesta sessão será votado em ultima votação o Projeto de Lei Complementar nº 01/2011 projeto este, se aprovado libera 04 Gratificações de R$ 450,00 para cada beneficiado, deixando mais uma vez quase 700 servidores de fora desse beneficio. Solicitamos, por fim, o apoio de todos os servidores municipais e de forma respeitosa esperamos que a Câmara Municipal de Tambaú mude o rumo deste projeto, pois a aprovação deste projeto contraria a grande maioria dos servidores municipais.

E para o Sindicato é injusto saber que um varredor de rua ou um coletor de lixo recebe como salário um valor de R$ 551,00 bruto por mês, para nós primeiro a Prefeitura tem que rever a situação desses funcionários para que eles possam dar uma vida mais digna para sua família, agora vamos fazer uma pergunta, se um funcionário que recebe esse valor acima paga um aluguel de R$300,00 sobra o que para fazer suas compras, pagar suas contas? E como esse servidor vai trabalhar animado? Sabendo que mal recebe já ficou sem dinheiro?

É esse tipo de injustiças que só aumentam dentro da Prefeitura quando se aprovam projetos como estes.

Portanto o Sindicato convida a todos os servidores que compareçam na Câmara municipal nesta segunda dia 21 as 19 hs para que juntos possamos evitar mais essa injustiça, sem contar que temos total apoio dos vereadores Ademar Zanotti (PMDB), Dr.Marconi (PMDB), Nequinha (PMDB) e Ronei Trautvein (PSC),

vamos juntos apoiar nossos vereadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Departamento de Imprensa

sábado, 12 de fevereiro de 2011



Na ultima sessão da Câmara Municipal realizada na segunda (07) foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Complementar nº 01/2011e a aprovação deste projeto que libera 04 Gratificações de R$ 450,00 cada uma, não é ilegal, mas no momento em que estamos é IMORAL, ver que mais uma vez a maioria dos quase 700 servidores municipais de Tambaú estão sendo deixados de lado, tratados com descaso e desrespeito. Isso é perpetuar a injustiça. “Por isso, não vamos nos calar, mas enfrentar essa situação de cabeça erguida”. A atitude dos senhores vereadores que foram favoráveis as gratificações serviu para aprofundar a desigualdade entre os servidores Municipais e demonstrar porque a injustiça salarial assola esta Prefeitura”.

Queremos exercer o nosso trabalho com isenção, cumprindo deveres e reivindicando direitos.
Nossa atuação é voltada a beneficiar a todos os Servidores, o desenvolvimento do município, a busca pelo bem estar social coletivo, e diretamente estaremos beneficiando a população de Tambaú para isso, não podemos fechar os olhos para as coisas que acontecem à nossa volta.

Solicitamos, por fim, o apoio da população de Tambaú à luta dos servidores municipais e de forma respeitosa esperamos que a Câmara Municipal de Tambaú cumpra com suas funções, fiscalize o Executivo, contribua para construirmos uma Tambaú para todos e não para uma pequena minoria e que os direitos trabalhistas sejam respeitados. Enfim, queremos uma Tambaú onde cada um de nós tenha orgulho de morar e amar. "Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las." (Pitágoras)

CIDINHO BOAVA

Presidente

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PREFEITURA PERDE MAIS03(TRÊS) AÇÕES TRABALHISTAS NA JUSTIÇA!

(com isso já são 45 (quarenta e cinco) ações perdidas pela Prefeitura Municipal de Tambaú)

No dia de hoje foram julgadas procedentes pela justiça de nossa cidade mais 03(três) ações de desvio de função que foram movidas pelos funcionários por intermédio do nosso Sindicato.

O que é desvio de função?

Bom Ocorre desvio de função quando o servidor público, provido em determinado cargo, passa a exercer funções de outro melhor remunerado sem previsão legal e sem a correspondente contraprestação. Exemplo:

Um ajudante geral que ganha R$ 551,00 por mês exercendo a função de motorista que é um cargo com salário de R$ 799,00, esta em desvio de função e não recebe como motorista gerando assim prejuízo de R$ 248,00 por mês trabalhado.

O desvio funcional, embora não autorize a permanência no cargo de efetivo exercício, por absoluta ausência de amparo legal, gera obrigação à Administração Pública de pagar as diferenças salariais correspondentes ao desempenho das funções efetivamente exercidas, relativas ao período trabalhado.

E são essas diferenças que os funcionários estão buscando receber na justiça.

Departamento de Imprensa

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


PREFEITURA TEM RECURSOS NEGADOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

Por intervenção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Publico do Município de Tambaú, mais de 90 (noventa) ações trabalhistas foram movidas pelos funcionários contra a Prefeitura em nossa cidade, são ações de insalubridade paga de forma irregular, desvio de função, revisão de aposentadoria, e destas 90 ações, 42 (quarenta e duas) já foram julgadas procedentes em nossa cidade (embora ainda sujeitas a recurso), sendo31 (trinta e uma) ações de insalubridade, 08(oito) ações de desvio de função, 01(uma) ação referente pagamento de licença premio a funcionário exonerado do cargo e02(duas) revisões de aposentadorias.

A Prefeitura Municipal de Tambaú recorreu de todas essas ações perdidas, e do final do ano de 2010, até o dia 01 de fevereiro de 2011 o Tribunal de Justiça de São Paulo já julgou 07 (sete) recursos da Prefeitura sendo que negaram provimento a alguns e deram provimento parcial a outros, resumindo no linguajar popular A PREFEITURA PERDEU OS (07) SETE EM SEGUNDA INSTANCIA TAMBÉM(embora sujeito a recurso).


E isso demonstra que os funcionários estavam sendo lesados financeiramente por erros da Prefeitura, mas a justiça tem sido feita em nosso Município, e o que mais nos anima é o fato de que o nosso Sindicato esta crescendo e principalmente ganhando a confiança do Servidor Municipal.

CIDINHO BOAVA

Presidente

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PREFEITO NÃO ATENDE INTIMAÇÃO E MANDA REPRESENTANTE PARA AUDIENCIA NO MINISTERIO PUBLICO DE ARARAQUARA.



O chefe do Executivo envia representante para audiência para qual foi intimado, audiência esta que discutiu a regularização das condições de segurança e saúde dos funcionários envolvidos na coleta de lixo, esta audiência faz parte do Inquérito Cível que foi aberto em 20 de outubro de 2010 através da portaria PORTARIA IC N. 1127/2010 para apurar as denuncias feitas pelo nosso Sindicato. Veja na integra o inteiro teor da Portaria:

Para melhor Visualizar clique no Texto


O assunto esta sendo muito comentado entre os Servidores e foi destaque na ultima edição do Jornal o Tambaú no dia 29 de janeiro de 2010:


Na audiência realizada hoje no M.P.T em Araraquara a Prefeitura se comprometeu que em 03 (três) meses estará implantando o Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador (SESMT) e fará a revisão do PPRA – (Programa de Prevenção de riscos AmbientaL) que é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho e a revisão do PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL) esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Veja abaixo na integra o termo de audiência que a Prefeitura assumiu com o M.P.T:

INQUÉRITO CIVIL Nº 000080.2010.15.003/8-51

DENUNCIANTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNÍCIPIO DE TAMBAÚ.

DENUNCIADA: MUNICÍPIO DE TAMBAÚ.

TERMO DE AUDIÊNCIA

Às 10h30min do dia trinta e um do mês de janeiro de dois mil e onze, na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região – Procuradoria do Trabalho no Município de Araraquara/SP, com sede na Rua Padre Duarte, nº 151, 6º Andar, Jardim Nova América, Araraquara/SP, compareceu pelo MUNICÍPIO DE TAMBAÚ., o Sr. Márcio Augusto Felippe, portador do RG nº 12.697.742, chefe de seção de pessoal, acompanhado do Dr. Júlio César Zuanetti Miniéri, procurador do Município, inscrito na OAB/SP sob o nº 186564. Preside a audiência o Exmo. Sr. Procurador do Trabalho Dr. RAFAEL DE ARAÚJO GOMES. Presente ainda o estagiário Nicolau Fernando Rocha.

Requerida e deferida a juntada de carta de preposição e cópias de fichas de entrega de EPIs e de relações de controle de material.

Foram expostos os motivos da presente audiência, tendo o denunciado conhecimento prévio dos documentos que compõem os autos.

Informaram os representantes do Município que está sendo implantado o serviço especializado em saúde do trabalhador, voltado inclusive aos funcionários que laboram na coleta de lixo e esgoto, já havendo uma equipe selecionada; que acreditam que no prazo de três meses o SESMT já estará implantado e em funcionamento. Informam também que existe, com relação a estes funcionários, PPRA e PCMSO, documentos criados em 2006, e que não foram revistos desde então.

Fica ajustado que o Ministério Público do Trabalho aguardará três meses, a contar da presente data, para que o Município comprove nos autos a implantação do SESMT e a revisão do PPRA e PCMSO pelos mesmos profissionais envolvidos, que necessariamente incluirá um médico do trabalho e em técnico ou engenheiro do trabalho, após consulta aos trabalhadores envolvidos, para que suas sugestões possam ser consideradas pelos profissionais. O PCMSO, já adianta o MPT sua posição, necessariamente deverá incluir a realização de exames médicos periódicos.

Dada a extrema relevância das medidas aqui discutidas, relacionadas à saúde do trabalhador diante de riscos e agravos de inconfundível importância, adianta o MPT que não se cogitará da dilatação do prazo ora concedido, cujo descumprimento conduzirá ao ajuizamento de ação civil pública.

Fica o Município intimado a encaminhar, no prazo de trinta dias, cópia dos atuais PPRA e PCMSO.

Decorrido o prazo de trinta dias, lavre-se termo de conclusão, para deliberações.

Junte-se à REP 10.2011 a este inquérito civil.

Encerrado o ato às 10h55min, eu, Joni Salloum Scandar, analista processual, secretário do procedimento, lavrei o presente termo que, após lido e achado conforme, vai assinado por todos os presentes.

Dr. Rafael de Araújo Gomes

PROCURADOR DO TRABALHO

Sr. Márcio Augusto Felippe Dr. Júlio César Zuanetti Miniéri

MUNICÍPIO DE TAMBAÚ

A Administração Municipal esta a frente da Prefeitura a exatos 06(seis) anos e 31 dias, ou seja, 2.220 (dois mil e duzentos e vinte) dias, será que em apenas 03 (três) meses regularizará a situação desses funcionários? ESTAREMOS DE OLHO, SÓ FALTA 89 DIAS……………………..


Departamento de Imprensa


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011



Cidinho Boava acompanha Perícia Técnica de Insalubridade

Nesta Quinta Feira dia 27 de janeiro o Presidente do Sindicato Cidinho Boava, acompanhado dos Diretores da C.T.B, do Técnico de Segurança de Trabalho Marcelino e do Departamento Jurídico do Sindicato, acompanharam de perto a Perícia Técnica realizada no setor de Captação de água pelo perito Dr. Matheus Olmedo nomeado pela justiça, perícia esta que foi determinada pela justiça em ação movida contra a municipalidade por Funcionários a fim de determinar o grau de insalubridade no setor de trabalho.

O perito presenciou e tomou nota da total falta de EPI’S que não são fornecidos pela municipalidade, fez também a medição de ruídos gerado pelas bombas de captação de água e dentro de alguns dias será entregue para a justiça os laudos da pericia técnica realizada para que se dê andamento no processo.

E alguns meses atrás Cidinho Boava também acompanhou outra pericia determinada pela justiça no antigo endereço onde funcionava o Centro Odontológico, e ainda serão feitas muitas outras perícias relacionadas à Insalubridade, pois várias ações foram movidas devido ao não pagamento de Insalubridades em locais de trabalho totalmente insalubres. É o Sindicato mostrando sua força e apoio aos Servidores.


Departamento de Imprensa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Palavra do Presidente!!

Muitas vezes, em muitas reuniões, o Sindicato se depara com um problema bastante comum: Alguns filiados não sabem para que serve o Sindicato. Alguns servidores públicos até querem se filiar, mas não entendem para que ou quais seriam os benefícios. Alguns pensam que é só filiar, cruzar os braços e tudo estará resolvido. Outros querem saber se terão direitos a planos de saúde ou a clubes recreativos.

É claro que hoje vivemos em ocasião muito diferente e nossas necessidades são outras, mas os motivos pelos quais os trabalhadores aderem ao Sindicato continuam os mesmos: união, segurança, participação, reconhecimento e benefícios. E se o filiado não participar efetivamente com todos esses intuitos, o Sindicato perde o seu motivo de existir.

O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns. E esses problemas e essas necessidades, nós, servidores públicos, sabemos que existem, por isso o nosso Sindicato está sempre trabalhando, com uma equipe jurídica bem estruturada, para alcançarmos todos os nossos objetivos. Mas sem esquecer que todas as conquistas trabalhistas, realizadas até hoje, foram obtidas com muita luta.

É extremamente importante que todos estejam organizados politicamente em torno de defesa dos interesses da classe. E isso é algo que o Sindicato não pode fazer pelo trabalhador. Nós do Sindicato nos propomos a ajudar, a dar assistência e apoio, mas o interesse tem que partir do Servidor. Por isso é importante conhecer o que o Município está propondo, até mesmo para sugerir mudanças ou recusar propostas.
Não podemos deixar de ressaltar que o sindicalismo não é estático, ou seja, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. Já tivemos épocas de mobilizações e passeatas nas ruas. Agora é a época da diplomacia. O nosso Sindicato pelo contrario de que muitos pensam é um Sindicato muito influente, e vê possibilidades de negociações diplomáticas para melhorias no serviço público.

Dificuldades sempre existirão, mas enquanto a diplomacia permitir alcançarmos nossos objetivos, certamente iremos optar por ela buscando ter portas abertas para novas reivindicações, novos protestos e certamente novas vitórias. “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos.” (Bezerra de Menezes)

Cidinho Boava

Presidente

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SINDICATO SORTEIA PASSAGEM PARA PRAIA COM DIREITO A ACOMPANHANTE COM TUDO PAGO!!!!!!!


E na noite da ultima quarta feira (12) foi realizada a Assembléia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Tambaú onde foi lançada a CAMPANHA SALARIAL 2011, ano que vai ser com certeza de muitas vitorias, lutas e conquistas de todos os funcionários públicos de nosso município, pois agora no mês de maio a Administração Municipal vai discutir junto com nosso Sindicato todas as reivindicações que serão apresentadas a Prefeitura, esperamos que pelo menos para isso a Prefeitura receba o nosso Sindicato para uma possível negociação em favor de todos os Servidores Municipais de Tambaú. E no final da Assembléia foi sorteada entre os Associados presentes uma passagem para praia com direito a acompanhante com tudo pago e a Funcionária Publica Raquel Ferreira da Costa Bittencourt foi a contemplada. A Diretoria parabeniza a Funcionaria e deseja uma boa viagem. Parabéns!!!!!!!

Departamento de Imprensa.

sábado, 8 de janeiro de 2011


CAMPANHA SALARIAL 2011

COMEÇA COM SORTEIO DE PASSAGENS PARA PRAIA COM TUDO PAGO!!!!!!



O Sindicato dos Servidores Municipais de Tambaú realizará na próxima quarta-feira dia 12 de janeiro na sede social do Esporte Clube Operário a Assembléia Geral da categoria onde será lançada a Campanha salarial de 2011e também será feita uma avaliação do trabalho realizado durante o ano, o levantamento dos problemas ainda existentes e um plano de ação para 2011.

Sabemos que persistem vários problemas dentro da Prefeitura como: perseguição política, insalubridade, periculosidade, adicional noturno, contratações sem concurso público, não pagamento do PASEP na data prevista, não repasse das mensalidades sindicais descontadas dos associados à entidade sindical, difícil acesso aos professores que lecionam na zona rural, a não concessão de licença-prêmio e muitos outros problemas que serão discutidos e colocados em pauta.

Os gestores municipais em sua grande maioria, ainda praticam uma política arcaica, ultrapassada, conservadora e raivosa, contra os servidores municipais, que não lhes acompanham politicamente, como se estivéssemos ainda na época do coronelismo, perseguindo todos aqueles que não votarem em seus candidatos, além de não cumprirem o que determina a lei. A Direção de nosso Sindicato por sua experiência considera que este trabalho de esclarecimentos, mobilização e lutas deve ser uma das grandes prioridades em 2011. Afinal, não basta que a diretoria do Sindicato dos Servidores faça os cálculos de percentual para reivindicar as perdas e acrescentar o que se pretende ganhar.
É necessário que o conjunto dos servidores, em cada órgão municipal, secretaria, repartição, escola e posto de saúde acompanhem, participem e estejam conscientizados de que a força de sua união é que pode tornar possíveis as conquistas salariais.
No tocante ao aumento salarial, além de apresentamos uma pauta envolvendo os garis, vigias, motoristas, agentes de saúde e de endemias, trabalhadores da saúde, enfim, todas as categorias, trabalhando um plano de cargos e salários, específico para o magistério e trabalhadores da saúde. O ano de 2011 será marcado por grandes mobilizações dos trabalhadores municipais de nosso Município.

Ninguém melhor do que os próprios servidores, que estão no dia a dia da Prefeitura, para conhecer as suas reais necessidades. Este é o momento certo para exigir melhores salários e condições de trabalho.

Por isso reforçamos o convite que na próxima quarta feira dia 12 de janeiro na sede social do esporte clube operário as 19:30 hs haverá Assembléia Geral onde será lançada a CAMPANHA SALARIAL 2011 e no final será sorteado entre os Associados presentes 01 (uma) passagem para praia com direito a acompanhante com tudo pago! NÃO PERCAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Departamento de Imprensa.

sábado, 1 de janeiro de 2011

PREFEITURA PERDE MAIS04(quatro) AÇÕES TRABALHISTAS NA JUSTIÇA!

(com isso já são 42 (quarenta e duas) ações perdidas pela Prefeitura Municipal de Tambaú)

Por intervenção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Publico do Município de Tambaú, nesta semana mais 04 (quatro) ações foram julgadas procedentes em nossa cidade (embora ainda sujeitas a recurso), sendo31 (trinta e uma) ações de insalubridade, 08(oito) ações de desvio de função, 01(uma) ação referente pagamento de licença premio a funcionário exonerado do cargo e 02(duas) revisões de aposentadorias. Essa é a melhor maneira de começar o ano, mostrando a nossa força frente à Prefeitura que tem tirado muitos direitos dos servidores municipais e com certeza isso é apenas o começo, pois neste ano de 2011, é o ano em que junto com toda a categoria iremos alcançar todos os nossos anseios. FELIZ 2011!!

Departamento de Imprensa