sexta-feira, 28 de outubro de 2011


SINDICATO DOS SERVIDORES PEDE E RECEBE APOIO DOS VEREADORES
Atendendo ao pedido do Sindicato dos Servidores Municipais, a Câmara Municipal se reuniu ontem à noite (27), para uma reunião com vários Servidores Municipais, reunião esta que fez com que as dependências da Câmara ficassem repletas de servidores, nesta reunião o Presidente do Sindicato dos Servidores “Cidinho Boava”, abordou diversas reivindicações da categoria.
“Cidinho Boava” abriu seu discurso agradecendo aos vereadores e ao Presidente da Câmara pelo espaço aberto.
“Cidinho Boava” destacou que a falta de dialogo da atual administração fez com que quase 200 funcionários por intermédio do nosso Sindicato acionassem a Prefeitura na justiça com processos trabalhistas dos mais variados assuntos, DESVIO DE FUNÇÃO, REVISÃO DE APOSENTADORIA, INSALUBRIDADE PAGA ABAIXO DO VALOR QUE DEVERIA SER PAGO, PERSEGUIÇÃO POLITICA, DANOS MORAIS, ACERTO DEMISSIONAL ABAIXO DO VALOR REAL, enfim vários outros processos que poderiam ter sido evitados se houvesse tido dialogo por parte da Administração Municipal, e todos estes processos vão gerar um gasto muito alto aos cofres públicos, porque quando o trabalhador ganha este processo na justiça, sai como verba com perca em alimentos e isto gera prioridade no pagamento.

(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)


O Sindicato tem pleno poder de negociação com a administração, para se ter idéia todos esses processos poderiam ter sidos negociados em nosso dissídio coletivo que em 2010 e 2011 foram apresentados para a administração que não aceitou sentar e negociar com o Sindicato.
E nesta reunião o Presidente “Cidinho Boava” solicitou apoio aos vereadores, para que o Prefeito Municipal receba o Sindicato e assim firme um acordo coletivo de trabalho evitando assim centenas de outros processos trabalhistas na justiça. E foram apresentadas para todos os vereadores presentes as reivindicações que serão feitas ao executivo, são elas:

Para os cargos de vigias foram solicitados as seguintes reivindicações:

- que seja implantado o regime de jornada de 12x36, que só é legal se for pautado em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho, este regime vai sanar os problemas enfrentados por esta categoria que acabam trabalhando muito acima de sua jornada semanal de 40 horas, acabando de vez os erros nos cálculos das horas trabalhadas destes trabalhadores.
- que seja incluído nos vencimentos de todos os vigias desta municipalidade, o adicional de periculosidade uma vez que este direito já esta disposto em nosso estatuto e isso vai dar um acréscimo de R$ 60,00 por mês para cada trabalhador deste cargo, (somente os vigias que exercem suas funções podem receber este adicional).

- remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo cinqüenta por cento sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho as horas de intervalo para repouso ou alimentação que não for concedido pela Prefeitura uma vez que todos os vigias exercem suas funções ininterruptamente. artigo 71 e parágrafos da CLT.

- aumentar a iluminação no SETOR “B” e CELTRA e A.P.A e quadra coberta.
-que sejam fornecidas aos vigias as chaves das cozinhas onde houver, para que os mesmos tenham acesso à água e ao fogão para que sejam aquecidas suas refeições.

(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)


Outra categoria que foi lembrada foi as Agentes comunitárias de saúde, “Cidinho Boava” destacou que através da portaria 3.178 de outubro de 2010 o Ministerio da Saúde passou a repassar para a Prefeitura por cada agente R$ 714,00 por mês para a manutenção dos salários dessas profissionais de saúde e o município repassa para cada uma o valor de um salário mínimo mensal e uma cesta básica, o pedido do Sindicato é que a municipalidade repasse o valor total que recebe do Ministério da Saúde referente ao salário de cada Agente, “Cidinho Boava” disse; É um trabalho maravilhoso e falo em nome do sindicato que os vereadores deveriam acompanhar um dia do trabalho destas meninas para se ter a idéia da importância das atividades que elas exercem. Então o Sindicato vem aqui hoje pedir este apoio a estas profissionais que se dedicam tanto a saúde de nossa população.

Outro pedido apresentado foi à volta da cesta básica mensal a todos os Servidores Municipais, porque através de uma lei municipal de 2006 foi fixado um teto salarial mensal para recebimento da cesta que hoje esta no valor de R$ 1.207,70, se passar deste valor perde o beneficio.

(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)


E o assunto mais esperado da noite, foi a carga horária de muitos profissionais da saúde e outros setores administrativos que foram alteradas pela lei municipal n° 2.116 de março de 2008, foi reivindicado que a municipalidade respeitasse a carga horária do edital do concurso desses trabalhadores e trabalhadoras, porque depois desta lei os servidores que prestaram concurso para 06 horas diárias foram obrigados a trabalhar 08 horas diárias, e os servidores que prestaram concurso para 04 horas diárias estão obrigados a trabalhar 06 horas diárias e sem o recebimento desta horas a mais trabalhadas.

(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)


No final de reunião todos os vereadores se mostraram favoráveis as reivindicações e prometeram apoio ao pedido do Sindicato, para que o Prefeito abra uma mesa de negociações para que se chegue a um acordo coletivo de trabalho, onde todos acabam ganhando, Prefeitura, servidores e população.

(Clique na foto para visualizar em tamanho maior)


“Cidinho Boava” comentou ao Departamento de Imprensa do Sindicato, que: na noite de hoje houve um fato histórico para os servidores municipais, foi um ato de democracia, transparência e respeito tanto por parte dos trabalhadores e trabalhadoras como dos vereadores presentes que ouviram atentamente as reivindicações apresentadas, e deram suas opiniões e se mostraram totalmente a favor desta negociação.

Agora o pedido de negociação vai ser encaminhado ao senhor Prefeito, e ficará a critério dele fazer a negociação ou não.

Desde já o Sindicato que representa os quase 800 servidores municipais agradece ao apoio dado pelos vereadores, e principalmente a participação em massa dos servidores na noite de ontem.


E hoje dia do servidor torçamos e continuemos buscando a valorização do funcionário, com treinamento, atenção e remuneração digna. Pois estes são ingredientes fundamentais para sua continuada motivação e um conseqüente serviço público de qualidade. Caros servidores um feliz 28 de outubro!

“O valor dos grandes homens mede-se pela importância dos serviços prestados à humanidade.”



Departamento de Imprensa

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SERVIDOR MUNICIPAL MERECE RESPEITO

Infelizmente há ainda diversos preconceitos por parte da população a respeito dos servidores que acabam por denegrir a categoria. Quem nunca ouviu dizer que servidor não trabalha, só gosta de ferias, tem altos salários, etc. Se há verdade nisto, podemos afirmar, com certeza, que não se trata da realidade de nossos trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de Tambaú. Mesmo assim, muitos estigmas, apesar de falsos, recaem sobre todos eles que, direta ou indiretamente, prestam algum tipo de serviço a população.

Como cidadão vamos imaginar ficar sem poder contar com o professor das escolas publicas que mesmo tendo um salário aquém ao que merecem, dedicam-se em educar as nossas crianças. Coloco-me no lugar das pessoas que tem como única opção de atendimento os centros de saúde e lá se deparam com médicos, agentes de saúde, enfermeiros e outros profissionais da saúde que na maioria das vezes amenizam as dores do corpo e suas enfermidades mesmo não sendo reconhecidos pela administração, exercem suas funções com dignidade e respeito.

E a sujeira da cidade? Um dia sem a coleta do lixo nos mostra o quanto é essencial o trabalho executado pelos nossos garis e coletores, que do seu modo simples de viver, correm de porta em porta coletando os “nossos restos” a fim de nos manter confortáveis e sadios. Poderia continuar a fazer estas comparações e elencar todas as demais carreiras que contempla o quadro de servidores de nossa Prefeitura. Penso, no entanto que os exemplos já demonstraram que é preciso apresentar à cidade a importância do trabalho que os servidores municipais exercem em nossas vidas.

Depois desta conscientização imagino que a próxima etapa é resgatar a auto-estima dos próprios servidores. Infelizmente, os diversos problemas que os envolvem (salários baixos, falta de estrutura de trabalho, etc) tem abalado muito a estima destas pessoas que se doam em seu trabalho em prol da nossa cidade.

Dentro desta linha, penso que é muito importante também que os servidores se unam com nosso Sindicato de classe e comecem a exigir respeito para o coletivo e para si próprio. Como entidade de classe, estamos fazendo a nossa parte neste processo de valorização do servidor municipal. Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade. (Harry F. Banks)

CIDINHO BOAVA

Presidente

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


SERVIDORES MUNICIPAIS DE TAMBAU JÁ ACUMULAM VÁRIAS PERCAS NOS ULTIMOS 07 ANOS.

Nos últimos sete anos os servidores municipais de Tambaú, acumularam varias percas, por exemplo: no ano de 2005 os ajudantes gerais, varredores de rua, serventes de escola, inspetores de alunos, enfim, vários outros cargos recebiam em média 01 salário mínimo e meio por mês, e hoje em 2011 essa mesma classe recebe pouco mais que 01 salário mínimo por mês, ou seja, de 2005 até hoje cada funcionário nessa margem de salário perdeu uma média R$ 272,50 por mês, então, seus salários hoje deveriam estar na média de R$ 823,00 por mês ou mais. Outro grupo de funcionários que foram prejudicados foi os que perderam através de uma lei municipal, o direito de receber uma cesta básica mensal pelo fato de ganharem acima de mil reais mensais.

O inciso X do artigo 37 da C.F assegura a revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices, só que isto não aconteceu para todos os servidores municipais de Tambaú nos anos de 2006, 2008 e 2009 fazendo com que todos tivessem uma perca de aproximadamente 15% em seus salários.

Está para ser julgado no S.T.F o Recurso Extraordinário (RE) 565089 no qual o Min. MARCO AURÉLIO já deu seu voto favorável ao direito de revisão anual dos salários dos servidores públicos, tudo indica que o recurso será decidido em favor da garantia da revisão anual, uma vez que o direito é amparado na C.F, e nosso Sindicato só esta esperando a decisão final do S.T.F para acionarmos a Prefeitura em mais uma ação coletiva em favor de todos os servidores municipais, cobrando assim a revisão salarial dos anos de 2006, 2008 e 2009 que não foram dados aos servidores. Depois dizem que não tem salários baixos e nem injustiças na Prefeitura.

Agora eu convido a todos os servidores municipais independentemente do valor de salário que recebem por mês, que peguem seu holerite do ano de 2005, e façam a comparação de quantos salários mínimos recebiam na época sendo que No ano de 2005 o salário mínimo era de R$ 300,00 (trezentos reais), façam as contas e veja qual foi sua perca salarial! “Nunca desista dos seus ideais, pois se desistir a luta acaba e algum dia esta vitória irá lhe fazer falta.” Olavio Roberto

CIDINHO BOAVA

Presidente

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


PROJETO DE CONCESSÃO DE NOSSA AGUA É REJEITADO!

Na noite de ontem a Câmara Municipal de Tambaú ficou com suas dependências lotadas pela população e pelos lideres das entidades que foram acompanhar de perto a votação da tão comentada concessão de nossa água.

O projeto foi amplamente discutido pelos parlamentares, cada um deu sua opinião a respeito do projeto, foi uma demonstração de respeito mutuo dos vereadores e da população presente todos ouvindo e respeitando a opinião de cada um.



O projeto de concessão foi rejeitado por 06 votos a 03.

E os vereadores que votaram favoráveis para concessão de nossa água foram:

Alberto Ferreira de Lima (PRB),

Antonio Celso Martins (PRB)

Luiz Antonio de Figueiredo (DEM).

E os vereadores que votaram contra a concessão de nossa água foram:

Ademar Zanotti (PMDB),

David Antonio Rosa (PV),

Emerson Fausto Donizetti de Souza (PMDB),

Erani Jose de Mattos(PP),

Marconi Costa de Oliveira(PMDB)

Ronei Trautvein(PSC).

Uma coisa podemos dizer com plena certeza que a participação popular é a soberania do povo em ação, sua expressão concreta; é o efetivo exercício do poder político. Como tal, é inerente e indispensável à democracia contemporânea.

Desde já queremos agradecer ao apoio que tivemos da população tambauense que na noite de hoje demonstrou estar atenta as decisões de nossa câmara municipal.

CIDINHO BOAVA

Presidente


sexta-feira, 30 de setembro de 2011


NÃO SOMOS INIMIGOS, E SIM PARCEIROS

O sindicato nunca quis, e nem quer, ser inimigo de nenhuma administração publica, pelo contrário, entendemos nós, que este deve sim, ser parceiro e tentarmos resolver juntos os problemas ou conflitos trabalhistas existentes. Por varias vezes somos procurados pelos funcionários com relatos de perseguições, humilhações, acidentes de trabalhos e outras situações que após analisados são encaminhados aos advogados. Todas as denúncias foram encaminhadas à administração. Tentamos solucioná-las através de pedidos de reuniões, através de ofícios e só depois procuramos outros caminhos: a justiça, esta que acreditamos muito e sempre nos dá o amparo legal dentro da lei.

Ressalto que, a omissão em sermos atendidos pela atual administração, nos levou a procuramos outros meios legais que traz espinhos e dores nas relações humanas. Peço aqui desculpas ao povo Tambauense, pois, quem acaba pagando é o contribuinte, e peço também a compreensão desse povo. Não podemos mais nos calar! Há muito tempo estamos sentindo na pele a ingratidão e os descasos dos governantes passados e presente. Muito nos é falado que o servidor publico só da prejuízo, este não traz lucro! Devemos nos atentar ao bem maior que um cidadão pode ter, saúde, educação, lazer, bem estar social, limpeza e outros mais, esses que são resultados do trabalho de um servidor, estamos cansados de ver ações e decisões que prejudicam os servidores, somos hoje a segunda maior categoria do país e do município e não vemos uma política social voltada para nós, é difícil uma casa ou uma família em Tambaú que não tenha um servidor ou parente deste, o que queremos é dignidade, respeito ao qual não estamos tendo, o salário é importante sim, mais precisamos de ações sociais voltadas para o servidor e seus familiares, assim quem ganha é a sociedade pois antes de sermos servidores, somos cidadãos iguais a todos, pagamos os nossos impostos, votamos e podemos ser votados, e outras coisas mais, com isso tenho plena convicção que estaremos sim fazendo um sociedade mais justa e fraterna, pois, o que queremos não é privilégio, mas sim, direito de ter uma condição de vida mais digna. "Toda a sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência."
( Léon Blum )

CIDINHO BOAVA

Presidente

terça-feira, 27 de setembro de 2011

POPULAÇÃO E ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE TAMBAÚ DISCUTIRAM ONTEM A NOITE O PROJETO DE CONCESSÃO DOS SERVIÇOS DE AGUA E ESGOTO DE TAMBAÚ

Na noite de ontem foi realizada uma reunião para apresentação do Plano de Saneamento Básico, que estará sendo votado no dia 03/10/2011 na Câmara Municipal de Tambaú, na reunião o principal assunto abordado pelos presentes foi à concessão, assunto que foi discutido até o final da reunião pela população presente e vários representantes das entidades.



O empresário José Geraldo Dezotti representando a Loja Maçônica Eterna Luz explanou suas questões que vinham de encontro com as duvidas de toda população e relatou também que não era contra ao Plano de Saneamento apresentado e sim contra a concessão, pois acredita juntamente com a grande maioria dos presentes que a Prefeitura consegue manter e melhorar o sistema de abastecimento sem que haja a concessão.


O empresário Edson Pontes representando a Associação Comercial e Industrial de Tambaú também se mostrou contrario a concessão e apresentou dados oficiais que foram fornecidos pelo Departamento de Água em fevereiro de 2011, onde relatou as seguintes informações:

-arrecadação de 06 meses do Departamento de Água é de R$ 1.385.209,00 (um milhão trezentos e oitenta e cinco mil e duzentos e nove reais), dividindo este valor por 06 resulta em R$ 230.868,16 arrecadados por mês, deste valor mensal é descontado o custo operacional da E.T.A (estação de tratamento de água) e da E.T.E (estação de tratamento de esgoto) e do E.T.A de São Pedro dos Morrinhos que é de R$ 168.150,00 que resulta em uma sobra ou lucro mensal de R$ 62.718,16.

Edson Pontes fez questão de destacar os valores e disse ainda que se multiplicar este valor de sobra mensal por um ano daria um total de R$ 752.617,92, e multiplicando este valor de sobra anual por 30 anos (tempo do contrato da concessão se for aprovado) daria um montante de R$ 22.578.537,60 (vinte e dois milhões quinhentos e setenta e oito mil e quinhentos e trinta e sete reais e sessenta centavos), vale destacar que o investimento que a empresa ganhadora da concessão deve fazer no Departamento de Água e Esgoto de Tambaú em 30 anos de contrato é de aproximadamente R$ 23.000.000,00.

As informações levantadas por Edson Pontes fez todos os presentes chegarem a uma única conclusão, dinheiro para manter, melhorar e ampliar o sistema de saneamento básico em Tambaú tem, só precisa gestão e direcionamento para este fim, uma vez que o Departamento de Água e Esgoto de Tambaú não dá prejuízo e sim lucro.



O Presidente do Sindicato Cidinho Boava também fez uso da palavra e relatou que em setembro de 2010 foi feita uma audiência publica para discutir e aprovar o Plano de Saneamento básico de Tambaú, e disse que ficou acordado nesta audiência publica que seria feita outra audiência com a população para discutir o Plano de Saneamento básico de Tambaú, mas até hoje esta audiência não foi feita, demonstrando assim uma falta de transparência.

Agora o tão comentado Projeto da Concessão segue para votação na câmara municipal de Tambaú na próxima segunda feira dia 03 de outubro às 19 horas, só resta à população comparecer e mostrar para os vereadores qual é na realidade a verdadeira vontade do povo, pois na reunião realizada ontem foi provado que não tem necessidade de concessão, pois o município tem totais condições de manter, melhorar e ampliar o sistema de saneamento básico em Tambaú.

Departamento de Imprensa

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


CONFIANÇA E RESPEITO SE CONQUISTA COM TRABALHO

Ao longo da nossa história, a sociedade que mantinha o poder, aperfeiçoou seus mecanismos de controle, dentre deles, destacamos o “medo” como mecanismo imprescindível numa sociedade que não opera com transparência, mas sim com subterfúgios. O “medo” gera a submissão, conduzindo o ser humano a ter hábitos que levam a estados de estresses.

Estou certo de que estamos construindo o hoje e o amanhã, que com certeza, será melhor do que ontem e em decorrência de nossas ações, transformaremos nossos sonhos em realidade e aos poucos vamos mudando a realidade dos servidores municipais de Tambaú.

Deixando como exemplo que a participação popular caminha de mãos dadas com a democracia e poderá derrubar o autoritarismo que muitas vezes é impetrado por muitos que estão no poder.

O poder está nas mãos da sociedade organizada e participativa, e o nosso Sindicato tem cumprido um papel relevante, fazendo parte da história de nosso município.

A atual diretoria do Sindicato não tem a presunção de que acerta sempre. Mas uma coisa é inegável: sempre agimos de peito aberto querendo acertar. E por que fazemos assim? Porque só temos um compromisso: é com o Servidor Público Municipal de Tambaú. A presença sindical no enfrentamento com o patrão dá sempre mais força e legitimidade para o movimento, e isso é fundamental para que haja conquistas e avanços. Após obtermos varias vitórias na justiça em prol a nossa classe, podemos afirmar que estamos mais do nunca no caminho certo, e que nosso trabalho está sendo feito de maneira correta e eficiente. Somos hoje muito mais do que éramos ontem e queremos ser ainda muito mais amanhã, e essa mudança se deu principalmente a credibilidade e a confiança em nós depositada por grande parte desta classe servidora.

Somos hoje um sindicato presente em todos os setores do funcionalismo público, estamos atuando em todos os campos, buscando melhorias diárias aos nossos companheiros. Hoje o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tambaú é tido como referência em nossa região, servimos de modelo para outras entidades que buscam o melhor para seus associados.

Nosso Sindicato cresceu se desenvolveu e principalmente amadureceu seus pensamentos e atitudes.

Como presidente desta entidade sindical gostaria de tornar público meus sinceros agradecimentos a todos os nossos funcionários que não mediram esforços para juntos buscarmos os resultados por nós pretendidos. Gostaria também de agradecer a cada servidor público municipal pela confiança, respeito e carinho a nós dedicados. "É preciso, no geral, acreditar em alguém, para, no particular, realmente nele depositar confiança." (Hugo von Hofmannsthal)

CIDINHO BOAVA

Presidente

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


VIVENDO E APRENDENDO


O inesquecível Raul Seixas, um dos ícones da MPB, falecido em 1989, disse certa vez: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha juntos, é realidade”.

Muitos me chamaram de ‘louco’, achavam que eu não estava em meu juízo perfeito quando resolvi assumir a responsabilidade de presidir o Sindicato dos Servidores Municipais. Isto foi em 04 de outubro de 2009.

O tempo passou. Chegamos a 2011 e aqueles mesmos que um dia me chamaram de ‘louco’, hoje, felizmente, elogiam o nosso trabalho à frente do Sindicato – digo nosso, porque sozinho não conseguiria fazer nada.
Mas afinal, o que Raul Seixas tem a ver com isto? Simples. Como funcionário público eu sonhava em ter melhores condições de vida, proporcionar mais dignidade à minha família.

Eu sonhava só. Mas um dia acordei e me dei conta de que se era meu sonho ter melhores condições de vida, o mesmo desejo seria compartilhado pelas pessoas, que como eu também são funcionários públicos.

Ao aceitar e ser aclamado para a presidência do Sindicato descobri que nossos sonhos poderiam se tornar realidade e hoje posso dizer, com orgulho, que muitos destes sonhos, de fato, se tornaram realidade – neste dia todos poderão relembrar o que o Sindicato já proporcionou aos seus filiados ao longo dos últimos três anos.

E para aqueles que ainda acham que sou ‘louco’, digo que eles estão certos. Sou ‘louco’ pela bandeira que carrego a bandeira do funcionalismo público, pela qual lutei, luto e lutarei. Conseguimos em pouco tempo aumentar o numero de filiados e parceiros. O nosso Sindicato reconquistou a confiança dos Servidores Públicos e da população de Tambaú e região que nos procuram para tirar duvidas e orientações.

E é pelas LUTAS e CONQUISTAS que renovamos as nossas forças permitindo assim que o nosso Sindicato avance e melhore cada vez mais a vida dos Servidores Municipais.

Mas esta postura também se reflete no dia-dia fora do Sindicato, estou aprendendo muito com esta nova etapa de minha vida, onde em todas as ações tomadas visamos fazer com responsabilidade e respeito.

Por isso tenho só que agradecer a todos que reconhecem e confiam em nosso trabalho.

E aqueles que ainda não confiam no nosso Sindicato venham conhecer o nosso trabalho. “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito” (Chico Xavier)

CIDINHO BOAVA

Presidente

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Ninguém chuta cachorro morto!

Os mais velhos cheios da sabedoria dos antigos, sempre diziam “ninguém chuta cachorro morto!” Eis aí uma verdade. Quando se deparar com pessoas criticando muito ou falando mal de você aos quatro ventos, antes de se irritar, lembre-se que elas estão se ocupando de você. E se estão se ocupando de você é porque você tem alguma importância para elas. É porque você está vivo e incomodando. Se você fosse um anônimo, um desconhecido total ou mesmo se estivesse morto, ninguém se incomodaria em falar mal, ou criticaria você.

Há pessoas que se ocupam da vida alheia como uma verdadeira profissão. E há pessoas que se incomodam demais com essas falações e fofocas a ponto de perder o sono e a tranqüilidade. As duas estão erradas. A que fala não deveria falar e a que se preocupa não deveria se preocupar.

Pessoas sérias, idôneas, não falam mal das outras pelas costas. Se pessoas sérias têm alguma crítica a fazer a você, com certeza terão a dignidade de lhe falar diretamente e não aos outros, nos refeitórios, nos bares ou onde quer que seja.

Lembre-se que quando você responde ou dá mostras de sua irritação com esse tipo de pessoa de baixo nível, você está descendo ao nível dela, se rebaixando e se tornando igual a ela.

O melhor que você poderá fazer é oferecer-lhe um solene desprezo e continuar sua vida sem se incomodar com fofocas, mesquinharias, caras-feias e até malcriações. Muitas vezes, o que essas pessoas que vivem a se ocupar da vida alheia querem é chamar a sua atenção. E quanto mais você responder, discutir, brigar, mais atenção estará dando a elas, ou seja, estará fazendo o jogo delas.

Estou escrevendo isto porque tenho recebido muitas mensagens de pessoas que dizem não suportar mais as fofocas no ambiente de trabalho e me perguntam como agir. Essa é a minha opinião. Não dê a essas pessoas o valor que elas não têm. Faça um exame de consciência e veja se errou ou não. Se errou, peça desculpas e corrija o erro. Se não errou, saiba que você é mais importante do que imagina, pois ninguém chuta cachorro morto! Pense nisso. Sucesso! As únicas criticas que constroem meu caráter, são aquelas que são ditas olhando nos meus olhos. O resto são apenas opiniões vistas com maus olhos” Thais Vicentini

CIDINHO BOAVA

Presidente