sexta-feira, 28 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SERVIDOR MUNICIPAL MERECE RESPEITO
Infelizmente há ainda diversos preconceitos por parte da população a respeito dos servidores que acabam por denegrir a categoria. Quem nunca ouviu dizer que servidor não trabalha, só gosta de ferias, tem altos salários, etc. Se há verdade nisto, podemos afirmar, com certeza, que não se trata da realidade de nossos trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de Tambaú. Mesmo assim, muitos estigmas, apesar de falsos, recaem sobre todos eles que, direta ou indiretamente, prestam algum tipo de serviço a população.
Como cidadão vamos imaginar ficar sem poder contar com o professor das escolas publicas que mesmo tendo um salário aquém ao que merecem, dedicam-se em educar as nossas crianças. Coloco-me no lugar das pessoas que tem como única opção de atendimento os centros de saúde e lá se deparam com médicos, agentes de saúde, enfermeiros e outros profissionais da saúde que na maioria das vezes amenizam as dores do corpo e suas enfermidades mesmo não sendo reconhecidos pela administração, exercem suas funções com dignidade e respeito.
E a sujeira da cidade? Um dia sem a coleta do lixo nos mostra o quanto é essencial o trabalho executado pelos nossos garis e coletores, que do seu modo simples de viver, correm de porta em porta coletando os “nossos restos” a fim de nos manter confortáveis e sadios. Poderia continuar a fazer estas comparações e elencar todas as demais carreiras que contempla o quadro de servidores de nossa Prefeitura. Penso, no entanto que os exemplos já demonstraram que é preciso apresentar à cidade a importância do trabalho que os servidores municipais exercem em nossas vidas.
Depois desta conscientização imagino que a próxima etapa é resgatar a auto-estima dos próprios servidores. Infelizmente, os diversos problemas que os envolvem (salários baixos, falta de estrutura de trabalho, etc) tem abalado muito a estima destas pessoas que se doam em seu trabalho em prol da nossa cidade.
Dentro desta linha, penso que é muito importante também que os servidores se unam com nosso Sindicato de classe e comecem a exigir respeito para o coletivo e para si próprio. Como entidade de classe, estamos fazendo a nossa parte neste processo de valorização do servidor municipal. Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade. (Harry F. Banks)
Presidente
sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SERVIDORES MUNICIPAIS DE TAMBAU JÁ ACUMULAM VÁRIAS PERCAS NOS ULTIMOS 07 ANOS.
Nos últimos sete anos os servidores municipais de Tambaú, acumularam varias percas, por exemplo: no ano de 2005 os ajudantes gerais, varredores de rua, serventes de escola, inspetores de alunos, enfim, vários outros cargos recebiam em média 01 salário mínimo e meio por mês, e hoje em 2011 essa mesma classe recebe pouco mais que 01 salário mínimo por mês, ou seja, de 2005 até hoje cada funcionário nessa margem de salário perdeu uma média R$ 272,50 por mês, então, seus salários hoje deveriam estar na média de R$ 823,00 por mês ou mais. Outro grupo de funcionários que foram prejudicados foi os que perderam através de uma lei municipal, o direito de receber uma cesta básica mensal pelo fato de ganharem acima de mil reais mensais.
O inciso X do artigo 37 da C.F assegura a revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices, só que isto não aconteceu para todos os servidores municipais de Tambaú nos anos de 2006, 2008 e 2009 fazendo com que todos tivessem uma perca de aproximadamente 15% em seus salários.
Está para ser julgado no S.T.F o Recurso Extraordinário (RE) 565089 no qual o Min. MARCO AURÉLIO já deu seu voto favorável ao direito de revisão anual dos salários dos servidores públicos, tudo indica que o recurso será decidido em favor da garantia da revisão anual, uma vez que o direito é amparado na C.F, e nosso Sindicato só esta esperando a decisão final do S.T.F para acionarmos a Prefeitura em mais uma ação coletiva em favor de todos os servidores municipais, cobrando assim a revisão salarial dos anos de 2006, 2008 e 2009 que não foram dados aos servidores. Depois dizem que não tem salários baixos e nem injustiças na Prefeitura.
Agora eu convido a todos os servidores municipais independentemente do valor de salário que recebem por mês, que peguem seu holerite do ano de 2005, e façam a comparação de quantos salários mínimos recebiam na época sendo que No ano de 2005 o salário mínimo era de R$ 300,00 (trezentos reais), façam as contas e veja qual foi sua perca salarial! “Nunca desista dos seus ideais, pois se desistir a luta acaba e algum dia esta vitória irá lhe fazer falta.” Olavio Roberto
CIDINHO BOAVA
Presidente
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
PROJETO DE CONCESSÃO DE NOSSA AGUA É REJEITADO!
Na noite de ontem a Câmara Municipal de Tambaú ficou com suas dependências lotadas pela população e pelos lideres das entidades que foram acompanhar de perto a votação da tão comentada concessão de nossa água.
O projeto foi amplamente discutido pelos parlamentares, cada um deu sua opinião a respeito do projeto, foi uma demonstração de respeito mutuo dos vereadores e da população presente todos ouvindo e respeitando a opinião de cada um.
E os vereadores que votaram favoráveis para concessão de nossa água foram:
Alberto Ferreira de Lima (PRB),
Antonio Celso Martins (PRB)
Luiz Antonio de Figueiredo (DEM).
E os vereadores que votaram contra a concessão de nossa água foram:
Ademar Zanotti (PMDB),
David Antonio Rosa (PV),
Emerson Fausto Donizetti de Souza (PMDB),
Erani Jose de Mattos(PP),
Marconi Costa de Oliveira(PMDB)
Ronei Trautvein(PSC).
Uma coisa podemos dizer com plena certeza que a participação popular é a soberania do povo em ação, sua expressão concreta; é o efetivo exercício do poder político. Como tal, é inerente e indispensável à democracia contemporânea.
Desde já queremos agradecer ao apoio que tivemos da população tambauense que na noite de hoje demonstrou estar atenta as decisões de nossa câmara municipal.
CIDINHO BOAVA
Presidente
sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NÃO SOMOS INIMIGOS, E SIM PARCEIROS
O sindicato nunca quis, e nem quer, ser inimigo de nenhuma administração publica, pelo contrário, entendemos nós, que este deve sim, ser parceiro e tentarmos resolver juntos os problemas ou conflitos trabalhistas existentes. Por varias vezes somos procurados pelos funcionários com relatos de perseguições, humilhações, acidentes de trabalhos e outras situações que após analisados são encaminhados aos advogados. Todas as denúncias foram encaminhadas à administração. Tentamos solucioná-las através de pedidos de reuniões, através de ofícios e só depois procuramos outros caminhos: a justiça, esta que acreditamos muito e sempre nos dá o amparo legal dentro da lei.
Ressalto que, a omissão em sermos atendidos pela atual administração, nos levou a procuramos outros meios legais que traz espinhos e dores nas relações humanas. Peço aqui desculpas ao povo Tambauense, pois, quem acaba pagando é o contribuinte, e peço também a compreensão desse povo. Não podemos mais nos calar! Há muito tempo estamos sentindo na pele a ingratidão e os descasos dos governantes passados e presente. Muito nos é falado que o servidor publico só da prejuízo, este não traz lucro! Devemos nos atentar ao bem maior que um cidadão pode ter, saúde, educação, lazer, bem estar social, limpeza e outros mais, esses que são resultados do trabalho de um servidor, estamos cansados de ver ações e decisões que prejudicam os servidores, somos hoje a segunda maior categoria do país e do município e não vemos uma política social voltada para nós, é difícil uma casa ou uma família em Tambaú que não tenha um servidor ou parente deste, o que queremos é dignidade, respeito ao qual não estamos tendo, o salário é importante sim, mais precisamos de ações sociais voltadas para o servidor e seus familiares, assim quem ganha é a sociedade pois antes de sermos servidores, somos cidadãos iguais a todos, pagamos os nossos impostos, votamos e podemos ser votados, e outras coisas mais, com isso tenho plena convicção que estaremos sim fazendo um sociedade mais justa e fraterna, pois, o que queremos não é privilégio, mas sim, direito de ter uma condição de vida mais digna. "Toda a sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência."
( Léon Blum )
CIDINHO BOAVA
Presidente
terça-feira, 27 de setembro de 2011
POPULAÇÃO E ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE TAMBAÚ DISCUTIRAM ONTEM A NOITE O PROJETO DE CONCESSÃO DOS SERVIÇOS DE AGUA E ESGOTO DE TAMBAÚ
Na noite de ontem foi realizada uma reunião para apresentação do Plano de Saneamento Básico, que estará sendo votado no dia 03/10/2011 na Câmara Municipal de Tambaú, na reunião o principal assunto abordado pelos presentes foi à concessão, assunto que foi discutido até o final da reunião pela população presente e vários representantes das entidades.

O empresário Edson Pontes representando a Associação Comercial e Industrial de Tambaú também se mostrou contrario a concessão e apresentou dados oficiais que foram fornecidos pelo Departamento de Água em fevereiro de 2011, onde relatou as seguintes informações:
-arrecadação de 06 meses do Departamento de Água é de R$ 1.385.209,00 (um milhão trezentos e oitenta e cinco mil e duzentos e nove reais), dividindo este valor por 06 resulta em R$ 230.868,16 arrecadados por mês, deste valor mensal é descontado o custo operacional da E.T.A (estação de tratamento de água) e da E.T.E (estação de tratamento de esgoto) e do E.T.A de São Pedro dos Morrinhos que é de R$ 168.150,00 que resulta em uma sobra ou lucro mensal de R$ 62.718,16.
Edson Pontes fez questão de destacar os valores e disse ainda que se multiplicar este valor de sobra mensal por um ano daria um total de R$ 752.617,92, e multiplicando este valor de sobra anual por 30 anos (tempo do contrato da concessão se for aprovado) daria um montante de R$ 22.578.537,60 (vinte e dois milhões quinhentos e setenta e oito mil e quinhentos e trinta e sete reais e sessenta centavos), vale destacar que o investimento que a empresa ganhadora da concessão deve fazer no Departamento de Água e Esgoto de Tambaú em 30 anos de contrato é de aproximadamente R$ 23.000.000,00.
As informações levantadas por Edson Pontes fez todos os presentes chegarem a uma única conclusão, dinheiro para manter, melhorar e ampliar o sistema de saneamento básico em Tambaú tem, só precisa gestão e direcionamento para este fim, uma vez que o Departamento de Água e Esgoto de Tambaú não dá prejuízo e sim lucro.
O Presidente do Sindicato Cidinho Boava também fez uso da palavra e relatou que em setembro de 2010 foi feita uma audiência publica para discutir e aprovar o Plano de Saneamento básico de Tambaú, e disse que ficou acordado nesta audiência publica que seria feita outra audiência com a população para discutir o Plano de Saneamento básico de Tambaú, mas até hoje esta audiência não foi feita, demonstrando assim uma falta de transparência.
Agora o tão comentado Projeto da Concessão segue para votação na câmara municipal de Tambaú na próxima segunda feira dia 03 de outubro às 19 horas, só resta à população comparecer e mostrar para os vereadores qual é na realidade a verdadeira vontade do povo, pois na reunião realizada ontem foi provado que não tem necessidade de concessão, pois o município tem totais condições de manter, melhorar e ampliar o sistema de saneamento básico em Tambaú.
Departamento de Imprensa
sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONFIANÇA E RESPEITO SE CONQUISTA COM TRABALHO
Ao longo da nossa história, a sociedade que mantinha o poder, aperfeiçoou seus mecanismos de controle, dentre deles, destacamos o “medo” como mecanismo imprescindível numa sociedade que não opera com transparência, mas sim com subterfúgios. O “medo” gera a submissão, conduzindo o ser humano a ter hábitos que levam a estados de estresses.
Estou certo de que estamos construindo o hoje e o amanhã, que com certeza, será melhor do que ontem e em decorrência de nossas ações, transformaremos nossos sonhos em realidade e aos poucos vamos mudando a realidade dos servidores municipais de Tambaú.
Deixando como exemplo que a participação popular caminha de mãos dadas com a democracia e poderá derrubar o autoritarismo que muitas vezes é impetrado por muitos que estão no poder.
O poder está nas mãos da sociedade organizada e participativa, e o nosso Sindicato tem cumprido um papel relevante, fazendo parte da história de nosso município.
A atual diretoria do Sindicato não tem a presunção de que acerta sempre. Mas uma coisa é inegável: sempre agimos de peito aberto querendo acertar. E por que fazemos assim? Porque só temos um compromisso: é com o Servidor Público Municipal de Tambaú. A presença sindical no enfrentamento com o patrão dá sempre mais força e legitimidade para o movimento, e isso é fundamental para que haja conquistas e avanços. Após obtermos varias vitórias na justiça em prol a nossa classe, podemos afirmar que estamos mais do nunca no caminho certo, e que nosso trabalho está sendo feito de maneira correta e eficiente. Somos hoje muito mais do que éramos ontem e queremos ser ainda muito mais amanhã, e essa mudança se deu principalmente a credibilidade e a confiança em nós depositada por grande parte desta classe servidora.
Somos hoje um sindicato presente em todos os setores do funcionalismo público, estamos atuando em todos os campos, buscando melhorias diárias aos nossos companheiros. Hoje o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tambaú é tido como referência em nossa região, servimos de modelo para outras entidades que buscam o melhor para seus associados.
Nosso Sindicato cresceu se desenvolveu e principalmente amadureceu seus pensamentos e atitudes.
Como presidente desta entidade sindical gostaria de tornar público meus sinceros agradecimentos a todos os nossos funcionários que não mediram esforços para juntos buscarmos os resultados por nós pretendidos. Gostaria também de agradecer a cada servidor público municipal pela confiança, respeito e carinho a nós dedicados. "É preciso, no geral, acreditar em alguém, para, no particular, realmente nele depositar confiança." (Hugo von Hofmannsthal)
CIDINHO BOAVA
Presidente
sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VIVENDO E APRENDENDO
O inesquecível Raul Seixas, um dos ícones da MPB, falecido em 1989, disse certa vez: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha juntos, é realidade”.
Muitos me chamaram de ‘louco’, achavam que eu não estava em meu juízo perfeito quando resolvi assumir a responsabilidade de presidir o Sindicato dos Servidores Municipais. Isto foi em 04 de outubro de 2009.
O tempo passou. Chegamos a 2011 e aqueles mesmos que um dia me chamaram de ‘louco’, hoje, felizmente, elogiam o nosso trabalho à frente do Sindicato – digo nosso, porque sozinho não conseguiria fazer nada.
Mas afinal, o que Raul Seixas tem a ver com isto? Simples. Como funcionário público eu sonhava em ter melhores condições de vida, proporcionar mais dignidade à minha família.
Eu sonhava só. Mas um dia acordei e me dei conta de que se era meu sonho ter melhores condições de vida, o mesmo desejo seria compartilhado pelas pessoas, que como eu também são funcionários públicos.
Ao aceitar e ser aclamado para a presidência do Sindicato descobri que nossos sonhos poderiam se tornar realidade e hoje posso dizer, com orgulho, que muitos destes sonhos, de fato, se tornaram realidade – neste dia todos poderão relembrar o que o Sindicato já proporcionou aos seus filiados ao longo dos últimos três anos.
E para aqueles que ainda acham que sou ‘louco’, digo que eles estão certos. Sou ‘louco’ pela bandeira que carrego a bandeira do funcionalismo público, pela qual lutei, luto e lutarei. Conseguimos em pouco tempo aumentar o numero de filiados e parceiros. O nosso Sindicato reconquistou a confiança dos Servidores Públicos e da população de Tambaú e região que nos procuram para tirar duvidas e orientações.
E é pelas LUTAS e CONQUISTAS que renovamos as nossas forças permitindo assim que o nosso Sindicato avance e melhore cada vez mais a vida dos Servidores Municipais.
Mas esta postura também se reflete no dia-dia fora do Sindicato, estou aprendendo muito com esta nova etapa de minha vida, onde em todas as ações tomadas visamos fazer com responsabilidade e respeito.
Por isso tenho só que agradecer a todos que reconhecem e confiam em nosso trabalho.
E aqueles que ainda não confiam no nosso Sindicato venham conhecer o nosso trabalho. “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito” (Chico Xavier)
CIDINHO BOAVA
Presidente
sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ninguém chuta cachorro morto!
Os mais velhos cheios da sabedoria dos antigos, sempre diziam “ninguém chuta cachorro morto!” Eis aí uma verdade. Quando se deparar com pessoas criticando muito ou falando mal de você aos quatro ventos, antes de se irritar, lembre-se que elas estão se ocupando de você. E se estão se ocupando de você é porque você tem alguma importância para elas. É porque você está vivo e incomodando. Se você fosse um anônimo, um desconhecido total ou mesmo se estivesse morto, ninguém se incomodaria em falar mal, ou criticaria você.
Há pessoas que se ocupam da vida alheia como uma verdadeira profissão. E há pessoas que se incomodam demais com essas falações e fofocas a ponto de perder o sono e a tranqüilidade. As duas estão erradas. A que fala não deveria falar e a que se preocupa não deveria se preocupar.
Pessoas sérias, idôneas, não falam mal das outras pelas costas. Se pessoas sérias têm alguma crítica a fazer a você, com certeza terão a dignidade de lhe falar diretamente e não aos outros, nos refeitórios, nos bares ou onde quer que seja.
Lembre-se que quando você responde ou dá mostras de sua irritação com esse tipo de pessoa de baixo nível, você está descendo ao nível dela, se rebaixando e se tornando igual a ela.
O melhor que você poderá fazer é oferecer-lhe um solene desprezo e continuar sua vida sem se incomodar com fofocas, mesquinharias, caras-feias e até malcriações. Muitas vezes, o que essas pessoas que vivem a se ocupar da vida alheia querem é chamar a sua atenção. E quanto mais você responder, discutir, brigar, mais atenção estará dando a elas, ou seja, estará fazendo o jogo delas.
Estou escrevendo isto porque tenho recebido muitas mensagens de pessoas que dizem não suportar mais as fofocas no ambiente de trabalho e me perguntam como agir. Essa é a minha opinião. Não dê a essas pessoas o valor que elas não têm. Faça um exame de consciência e veja se errou ou não. Se errou, peça desculpas e corrija o erro. Se não errou, saiba que você é mais importante do que imagina, pois ninguém chuta cachorro morto! Pense nisso. Sucesso! “As únicas criticas que constroem meu caráter, são aquelas que são ditas olhando nos meus olhos. O resto são apenas opiniões vistas com maus olhos” Thais Vicentini
CIDINHO BOAVA
Presidente
