sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Funcionários Gato e Funcionários Cachorro?

Na quinta feira dia 30 de julho, foi realizada uma reunião com vários servidores municipais na antiga A.P.A, a reunião foi presidida pelo Coordenador e Ex vereador Roni Astorfo, que iniciou sua fala dizendo que: os servidores tem que trabalhar mais em união, e que tem pessoas (funcionários) que são bolas murchas, disse também: que tem quatro tipo de funcionários, os que fazem o que a gente pede, os que não fazem o que a gente pede, os que fazem muito mais do que a gente pede e tem os “bolas murchas” que tentam atrapalhar cada dia mais.


Depois foram exibidos alguns vídeos motivacionais, mas dois vídeos causaram revolta e indignação entre alguns funcionários, o primeiro vídeo falava dos “bolas murchas” (http://www.youtube.com/watch?v=u-nkuXmzJ4Y), o segundo falava dos Funcionários Gato e Funcionarios Cachorro (http://www.youtube.com/watch?v=3Ttor0kuAUA&feature=related) ambos do palestrante Daniel Godri e retirados da internet.



Dentro de nossa Prefeitura, além de máquinas, também existem pessoas que têm diversos sentimentos e diferentes reações aos estímulos motivacionais. Dessa forma, o jeito de tratá-las determinará como você será tratado.



Diante disso, a primeira regra de um bom Líder é tentar obter uma visão otimista sobre seus funcionários, pois isso tende a criar pessoas mais colaborativas. Outros, mais radicais, afirmam que "se você tratar seu funcionário como um cachorro, mais cedo ou mais tarde ele vai lhe dar uma mordida".


Dessa forma, podemos afirmar que a principal função de um Líder moderno é "energizar" as pessoas. E, energizar significa atender as necessidades dos funcionários.

O Líder deve envolvê-los nas decisões do setor, fazendo-os sentir-se importante e assim aumentando sua auto-estima. Na verdade o principal cuidado do Líder não deve ser técnico, mas humano.


Dessa forma o Líder deve envolvê-los nas decisões, dando-lhes autonomia porque os servidores são capazes e, em muitos casos de fazer melhor que o próprio Líder.

O Líder não pode se conformar em ter na sua equipe apenas funcionários classificados como aprendizes, frios, “bolas murchas” ou até mesmo os potenciais. Na verdade, seu principal objetivo deverá ser, o de transformar todos eles em colaboradores, pois assim o Líder só cuidaria da estratégia da sua equipe.

"Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo." (Joe Namath)

CIDINHO BOAVA

Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário